Enquanto caminhávamos pela conhecida e polêmica "Baixa Augusta" procurando objetos invisíveis, nos deparamos com um senhor, com mais de 70 anos, parado em frente a uma loja de chapéus chamada Plas, a qual se localiza entre lojas de roupas sensuais.
Não aguentamos e fomos logo conversar com ele, o que foi uma experiência divertidíssima. Maurice Plas, estrangeiro francês, ex-militar, que veio para São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial, começou a nos contar sobre sua vida. Ficamos super interessadas e logo entramos para conhecer a loja o que foi simplesmente INCRÍVEL!
A loja é uma "bagunça organizada" mas é visível que por trás de cada objeto lá presente havia muita história para contar.
Começando como alfaiate e vestindo até atores globais, hoje Maurice fabrica chapéus artesanalmente dos mais variados modelos, desde de veludo e algodão, mais ao estilo praia, até sofisticadas boinas de lã escocesa, conhecidas pelo Príncipe de Gales. Já foi conhecido em editorias de moda e hoje aparece, esporadicamente, em reportagens de revistas (ele até nos mostrou algumas).
Assim percebemos que essa loja é única, despertando a curiosidade das pessoas dos mais diversos estilos que entram na loja muitas vezes com espírito explorador, como nós, e acabam se encantando pelas histórias sem levar peça alguma.